Participantes

Adalayne Lisboa Santos
Lattes: http://lattes.cnpq.br/5465291657210449
ORCID: https://orcid.org/0000-0001-9011-3321

Natural do Rio de Janeiro, doutoranda em Educação, percurso Diversidade e Educação Especial, pela Universidade de Aveiro/Portugal. Mestra em Educação e graduada em Pedagogia pela Universidade de Brasília/Brasil.
Professora, Orientadora Educacional e integrante do Atendimento Educacional Especializado da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal/Brasil. Atua nas salas de recursos generalistas das escolas públicas de Brasília/Brasil no acompanhamento dos alunos com necessidades educacionais especiais.
Desempenha funções que compreendem atividades de complementação ou suplementação pedagógica junto aos alunos, serviço de comunicação e integração das famílias, formação contínua e apoio colaborativo junto aos demais docentes.

Ana Carolina Rabello Nascimento
Lattes: http://lattes.cnpq.br/9573442576006026
ORCID: https://orcid.org/0000-0002-5978-3834

Licenciada (2004) e mestra (2015) em Matemática pela Universidade de Brasília, Brasil. Desde 2008, atua como docente da Secretaria de Educação do Distrito Federal. É tutora do Projeto de pós graduação em Metodologia do Ensino da Matemática na Universidade de Brasília. Atualmente, é doutoranda em Educação, pela Universidade de Aveiro, no percurso Diversidade e Educação Especial.

Ana Catarina Freitas de Oliveira
ORCID:
https://orcid.org/0000-0003-0540-8382

Doutoranda em Educação. Mestre em Ciências da Educação: Educação e Surdez, Bilinguismo e Língua Gestual. Licenciada em Tradução e Interpretação em Língua Gestual Portuguesa.
Intérprete de língua gestual portuguesa na Universidade do Porto desde 2015 e no Porto Canal desde 2019. Prestadora de serviços técnicos e científicos no âmbito de projetos internacionais na área de surdez e surdocegueira na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto.
Vice-presidente da Direção da ATILGP – Associação de Tradutores e Intérpretes de Língua Gestual Portuguesa, desde 2016.

Ana Traqueia
ORCID: 0000-0002-1127-8644
Ciência ID: 7318-39E8-1AF9

Licenciada em Ensino de Português e Inglês (1997) e mestre em Ciências da Educação – Educação Social e Intervenção Comunitária (2015), pela Universidade de Aveiro, foi professora do Ensino Básico e Secundário,
nomeadamente no Ensino Profissional.
Foi Bolseira de Investigação no projeto +PRO – Medir, articular e valorizar o Ensino Profissional em Portugal, Edulog – Fundação Belmiro de Azevedo/UA, em 2019/2020.
É aluna do Programa Doutoral em Educação, no ramo de Diversidade e Educação Especial, e membro integrado não doutorado do Laboratório EDUCA_Lab – PAS, do CIDTFF/DEP-UA. As suas áreas de interesse são: diversidade, inclusão e exclusão social e Ensino Profissional.

Andrea Alves Ulhôa
LATTEShttp://lattes.cnpq.br/5205195161456624
ORCID: https://orcid.org/0000-0002-0583-6179

Licenciada em Pedagogia (PUC GO/Brasil) e Mestre em Educação, percurso Formação de Professores e Organização Escolar (UFMT/Brasil); Especialista em Metodologia do Ensino Superior (UFG/Brasil) e em Formação de Professores (PUC GO/Brasil).
Doutoranda em Educação pela Universidade de Aveiro, no percurso Didática e Desenvolvimento Curricular; Atua como docente no ensino superior, em cursos de formação inicial de professores e como coordenadora na Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal/Brasil, no acompanhamento pedagógico às unidades educacionais e na formação contínua de professores da rede pública de ensino.

Andreia Espain
ORCID:
https://orcid.org/0000-0003-4671-7552

Doutoranda em Educação pela Universidade de Aveiro, ramo de Psicologia da Educação;
Professora do ensino secundário e coordenadora de projetos de cidadania e desenvolvimento;
Formadora na Associação de Profissionais de Educação de Infância – APEI;
Coordenadora de projetos e formadora na Associação Mente de Principiante.
Áreas de interesse: Bem-estar, mindfulness e aprendizagem socioemocional em contextos escolares. Formação de professores e bem-estar docente.

Bruna Batista
ORCID https://orcid.org/0000-0001-9991-4299

Licenciada em Educação Básica e Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino no 1.º Ciclo do Ensino Básico pela Universidade de Aveiro.
Doutoranda no Programa Doutoral em Educação e frequenta o ramo de Didática e Desenvolvimento Curricular desenvolvendo o seu trabalho com uma bolsa de Investigação financiada pela Fundação para a Ciência e Tecnologia. É membro do Laboratório Aberto para a Aprendizagem de Línguas Estrangeiras (LALE) no Centro de Investigação em Didática e Tecnologia na Formação de Formadores e a sua investigação incide sobre as temáticas da educação para a diversidade biocultural e desenvolvimento sustentável nos primeiros anos de escolaridade.
A aluna pretende com a sua investigação contribuir para a sustentabilidade através de abordagens relacionadas com a diversidade linguística, a cultural e biológica, partindo de problemáticas em contexto local e que respondam aos interesses e necessidades das crianças.

Camila Gularte Lanau
Lattes: http://lattes.cnpq.br/5821458634100199
ORCID: https://orcid.org/0000-0001-5143-0068

Graduada em Enfermagem e Odontologia (UNIVALI). Titulo de Especialista em Saúde da Família, atraves da Residência Multiprofissional em Atenção Básica/ Saúde da Família; Mestra em Saúde e Gestão do Trabalho (UNIVALI); Professora e Cirurgiã- dentista.
Doutoranda em Educação pela Universidade de Aveiro, ramo Administração e Políticas Educacionais;

Cleidson Venturine
Lattes:http://lattes.cnpq.br/2380810399748837

Licenciado em Física (UFES/Brasil – 2006), Especialista em Formação de Mediadores em EAD (UFES/Brasil – 2011) e Mestre em Ensino de Física (UFES/Brasil – 2014).
Doutorando em Educação pela Universidade de Aveiro, no percurso Didática e Desenvolvimento Curricular; 
Atua como docente em cursos de ensino médio, graduação e pós-graduação no Instituto Federal do Espírito Santo – campus São Mateus (Brasil), além de coordenar e participar de projetos de pesquisa, ensino e extensão voltados para o ensino e divulgação de ciência e tecnologia. 

Cristina Felizardo
ORCID: https://orcid.org/0000-0002-4673-3993

Licenciada em Serviço Social pelo Instituto Superior Miguel Torga- Coimbra;
Mestre em Ciências da Educação, pela Universidade de Aveiro – especialidade em Luto por Perda de Fantasia de Afeto;
Doutoranda no Programa Doutoral de Educação, ramo de Diversidade e Educação Especial, da Universidade de Aveiro;
Especializada em Aconselhamento no Luto (Grief Counselling) pela SPEIL – Sociedade Portuguesa de Estudos e Intervenção no Luto;
Empreendedora social: mentora do Cfeliz– Centro Terapêutico para a Felicidade, um centro de intervenção, formação e consultoria em Luto. Palestrante em ações pedagógicas e formativas sobre a temática de luto: para o público em geral e para profissionais.

Diana Rita Carvalho Soares 
CiênciaID: 571A-5510-7C62
ORCID: https://orcid.org/0000-0003-3366-384X

Mestre em Ensino de Biologia e Geologia desde 2017, é atualmente doutoranda do Programa Doutoral em Educação (Ramo Supervisão e Avaliação). Com publicações na área da Didática das Ciências e Recursos tecnológicos educativos, demonstra interesse pela formação inicial de professores de Biologia e Geologia. No domínio profissional, atualmente é bolseira de investigação no âmbito do Projeto PAISE focado na formação de professores em São Tomé e Príncipe, incluindo de formação de professores de Biologia. Tem experiência como professora de Ciências Naturais e Biologia e Geologia, tendo também desempenhado funções como diretora de turma.

Domingas da Anunciação Madalena Calovela Rodrigues
ORCID: https://orcid.org/ 0000-0002-6139-7094  

Licenciada em Ensino da Química, (ISCED_Huila/Angolal) e Mestre em Educação e Formação/Administração e Políticas Educativas (UA/Portugal); 
Doutoranda em Educação pela Universidade de Aveiro, no ramo de Didática e Desenvolvimento Curricular; 
Desempenha funções de docente no ensino superior, em cursos de formação inicial de professores e na coordenação do Departamento de Educação, da FCSH/UN

Emilce Nascimento Pacheco
CiênciaVitae:
https://www.cienciavitae.pt/portal/6D1B-755E-70CC
ORCID: https://orcid.org/0000-0002-9666-7488

Brasileira, de Belém do Pará, licenciada em Pedagogia pela Universidade do Estado do Pará/UEPA/Brasil e Mestrado em Gestão Pública para o Desenvolvimento pelo Núcleo de Altos Estudos Amazônicos/ NAEA/Universidade Federal do Pará/UFPA/Brasil.
Doutoranda em Educação pela Universidade de Aveiro, no ramo Administração e Políticas Educativas;
Pedagoga na Universidade Federal Rural da Amazônia/UFRA, lotada na Pró- Reitoria de Extensão, desenvolvendo atividades de pesquisa e extensão. Atua nas áreas de políticas públicas, formação de profissionais (docentes, discentes, e comunidade em geral – relacionadas aos projetos da UFRA) e com avaliação institucional, programas e projetos da IES.

Erika Louise Branco Ribeiro
Lattes: http://lattes.cnpq.br/5499052772367169
ORCID: https://orcid.org/0000-0001-8175-9286

Licenciada em Química (Universidade Federal Fluminense – Niterói/RJ) e Mestre em Educação e Formação, ramo de Didática e Tecnologias Educativas em Ciências e Matemáticas (Universidade de Aveiro). Doutoranda em Educação pela Universidade de Aveiro, no ramo de Didática e Desenvolvimento Curricular. Atua como professora de Química e Ciências para jovens e crianças. 

Eugénia dos Santos Silva Taveira
ORCID: https://orcid.org/0000-0003-3617-083X

Natural de Vila Real e residente em Aveiro, é licenciada em Ciências Sociais pela Universidade Aberta, com Mestrado em Ciências da Educação – ramo Formação Pessoal e Social, realizado na Universidade de Aveiro.
Aluna do Programa Doutoral em Educação – ramo Psicologia da Educação, na Universidade de Aveiro 
Técnica de Gestão de Alojamento nos Serviços de Ação Social da Universidade de Aveiro.

Francisco Parrança da Silva
ORCID: https://orcid.org/0000-0003-1053-2273

Mestre em Educação Pré-escolar e Ensino no 1.º Ciclo do Ensino Básico, pela Universidade de Aveiro desde 2017.
Aluno do Programa Doutoral em Educação da Universidade de Aveiro, ramo de Didática e Desenvolvimento Curricular desenvolvendo o seu trabalho com uma Bolsa de Investigação financiada pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT).
É membro do Laboratório Aberto para a Aprendizagem de Línguas Estrangeiras (LALE) do Centro de Investigação em Didática e Tecnologia na Formação de Formadores (CIDTFF), onde desenvolve a sua investigação em Educação para a Cidadania Global. Recentemente, trabalha nas áreas de Educação para a Cidadania Global e Intercompreensão, contando com algumas pesquisas publicadas no âmbito dos domínios mencionados. Objetiva para o futuro continuar a investigar sobre Educação para a Cidadania Global nos primeiros anos de escolaridade. Outros interesses de investigação incluem a educação intercultural, a diversidade linguística e cultural, o currículo ou o desenvolvimento sustentável.

Hernany Lucas José Ramos

natural de Malanje(Angola), Licenciado em psicologia da Educação (2012, Isced-Huambo-Angola) e Mestre em supervisão pedagógica, pela Universidade da Beira-Interior( Portugal), Atuo como professor da Escola do Guanri(2007-2011), Professor de psicologia na escola Esperança de África (2011-2014, Colégio do Quéssua), Professor de psicologia na escola 4 de janeiro( 2017-2018), Coordenador-adjunto de práticas pedagógicas da Escola superior politécnica de Malanje (2014-2019), Inspetor Superior do Governo Provincial de Malanje ( colocado no gabinete de inspeção, 2011-2015), é atualmente Coordenador do curso de pedagogia, professor assistente no instituto politécnico da universidade Rainha Njinga A Mbande, Membro da OPSA ( ordem dos Psicólogo de Angola)

Isabel Abelheira
ORCID: https://orcid.org/0000-0002-6063-1029

Mestre em Supervisão Pedagógica (Universidade Aberta – 2013) e em Relações Interculturais (Universidade Aberta – 2002), com o Curso de Estudos Superiores Especializados em Supervisão Pedagógica e Gestão de Formadores (Instituto Politécnico de Lisboa – 1998) e Bacharel no Curso de Professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Instituto Politécnico da Guarda – 1990).
Doutoranda em Educação pela Universidade de Aveiro, no ramo Administração e Políticas Educacionais. 
É professora do 1.º Ciclo do Ensino Básico no Agrupamento de Escolas João da Silva Correia, em São João da Madeira, onde exerce as funções de Coordenadora de Projetos Erasmus+ e Mentora Etwinning. 

Luciana Argôlo Correia Alves
Lattes:
http://lattes.cnpq.br/8963181622214511

Mestre em Ciência de Alimentos na Universidade Federal da Bahia (UFBA/Brasil) e graduada em Engenheira de Alimentos na Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS/Brasil) e Engenheira de Segurança do Trabalho na Universidade Federal da Bahia (UFBA/Brasil);
Doutoranda em Educação pela Universidade de Aveiro, Administração e Políticas Educacionais;
Atua como docente no ensino médio profissionalizante, em cursos da modalidade do ensino médio integrado, educação de jovens e adultos e membro da comissão de ética no Instituto Federal da Bahia/Brasil.

Luísa Albertina de Vasconcelos Hatewa
ORCID: 0000-0002-1021-5713

Licenciada em psicologia e Mestre em Teoria e Desenvolvimento Curricular pela Universidade Agostinho Neto/Angola. Pós-Graduada em Psicologia Clínica (UPRA).
Atua desde 2010 como inspetora Municipal de Educação na cidade do Lubango Província da Huíla/Angola.
Doutoranda em Administração e Políticas Educacionais pela Universidade de Aveiro/ Portugal.

Maria Salomé de Almeida Simões
ORCID: https://orcid.org/0000-0002-8195-3246  

Doutoranda em Educação (ramo Administração e Políticas Educacionais) pela Universidade de Aveiro. 
Mestre em Intervenção Psicossocial com Crianças e Jovens em Risco, pelo Instituto Politécnico de Viseu (IPV). Licenciada em Comunicação Social, pelo IPV, Licenciada em Ensino Básico – 1.º Ciclo, pelo Instituto Superior de Ciências Educativas, e Bacharel em Professores do Ensino Primário, pelo IPV.
É Professora do 1.º CEB desde 1989. Atualmente, exerce funções de Subdiretora no Agrupamento de Escolas de Canas de Senhorim, em Nelas.

Mariana Araújo Dantas
ORCID: https://orcid.org/0000-0002-7669-3267

Mariana Dantas é doutoranda em Educação, ramo de Diversidade e Educação Especial pela Universidade de Aveiro. Mestre em Multidisciplinary Studies, pela State University of New York College at Buffalo, Buffalo (NY). Licenciada em Psicologia pela Universidade Salvador (UNIFACS), Salvador (BA).
Certificada como International School Counselor, pela Counselor Training Center em Aventura (FL).
Atualmente é bolseira de Investigação Científica no âmbito do projeto Urban Innovative Actions (UIA) Aveiro STEAM City, na Universidade de Aveiro (Fábrica Centro de Ciência Viva de Aveiro), atuando nas escolas municipais de Aveiro.

Marina Mota
Lattes: http://lattes.cnpq.br/7429802174972417
ORCID: https://orcid.org/0000-0002-1939-9854

Bacharel em Design e Mestre em Design da Informação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), no Brasil, na linha de investigação Planejamento e Análise de Artefatos Educacionais. Doutoranda em Educação pela Universidade de Aveiro, no percurso Didática e Desenvolvimento Curricular.
Já trabalhou com projetos de Design da Informação e Design Thinking, para além de ter atuado como mentora de inovação na Apple Developer Academy – UFPE, um programa que visa a formação interdisciplinar de alunos do ensino superior com ênfase em Design, Tecnologia e Inovação.
No momento, é bolseira de investigação da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT).

Pedro Zua Pereira
ORCID: https://orcid.org/0000-0002-0175-7983 

Licenciado em Educação na Especialidade de Gestão e Inspeção Escolar pela Escola Superior Politécnica de Malanje, Mestre em Supervisão Pedagógica pela Universidade da Beira Interior (UBI) em Covilhã-Portugal.
Doutorando em Educação pela Universidade de Aveiro, no percurso Didática e Desenvolvimento Curricular; 
Atua como Docente no Ensino Superior,  Departamento de Ciências da Educação do Instituto Politécnico da Universidade Rainha Nginga a Mbande nas cadeiras de Seminário em Educação Primária, Desenvolvimento Curricular, Práticas Pedagógicos e Estágios; 
Coordenador do Departamento de Ciências Socias e Humanas do Instituto Politécnico da Universidade Rainha Nginga a Mbande em Malanje-Angola. 

Tânia Soares
ORCID: https://orcid.org/0000-0003-3319-5521

Licenciada pelo Instituto Superior Politécnico Gaya Escola Superior de Educação Santa Maria desde o ano de 2003. 
Iniciou nesse mesmo ano a sua atividade profissional numa IPSS, em Vila do Conde, onde ainda hoje exerce funções como Educadora de Infância. 
Entre 2017 e 2019 fez Mestrado em Ciências da Educação – Educação Especial – Domínio Cognitivo Motor, na Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti. 
Apesar desta formação sentiu a necessidade de continuar a investigar a área da Intervenção Precoce no Autismo, inscrevendo-se assim em Doutoramento na Universidade de Aveiro em 2019. 

Yufei Li

Licenciada em Língua Portuguesa (Jilin International Studies University/China) http://www.jisu.edu.cn. ;
Mestrado em Português Língua Estrangeira/Língua Segunda (Universidade de Aveiro / Portugal) http://www.ua.pt. ; 
Doutoranda em Educação pela Universidade de Aveiro, no percurso Administração e Políticas Educacionais.