
Alexandra Ermelinda Alves de Oliveira Doroftei
https://orcid.org/0000-0003-1623-4357
https://www.cienciavitae.pt/portal/161E-16E2-1FF2
Alexandra Doroftei é doutorada em Ciências da Educação pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto. É investigadora do CIIE – Centro de Investigação e Intervenção Educativas, da mesma faculdade, estando integrada nos grupos de pesquisa “JEDI – Juventude, Educação, Diversidade e Inovação” e “PIV – Políticas e Vozes de Inclusão: Diversidade, Género e Intersecionalidade”. É bolseira de pós-doutoramento na Universidade Católica Portuguesa, Faculdade de Educação e Psicologia do Centro Regional do Porto. Os seus interesses de investigação debruçam-se sobre as áreas da justiça social e igualdade, inclusão social, sucesso escolar, abandono precoce de educação e formação, políticas educativas, trabalho em rede na educação, Ensino Superior e ensino profissionalizante para jovens.

Ana Serrano
https://orcid.org/0000-0002-6117-4050
Ana Serrano é Professora Associada do Instituto de Educação da Universidade do Minho e Investigadora do CIEd – Centro de investigação em Educação. É licenciada em Psicologia, pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra, mestre em Intervenção Precoce, pela Universidade de Cincinnati, EUA, e doutorada em Estudos da Criança, especialidade de Educação Especial pelo Instituto de Estudos da Criança da Universidade do Minho. Tem desempenhado vários cargos de direção, nomeadamente, na Associação Europeia de Intervenção Precoce, na Comissão Diretiva da International Society of Early Intervention, na Associação Nacional de Intervenção Precoce e no Sistema Nacional de Intervenção Precoce.

Cátia Clara Ávila Magalhães
https://cienciavitae.pt/0F15-1BF9-D79F
Cátia Magalhães é Professora Adjunta do Departamento de Psicologia e Ciências da Educação da ESEV-IPV. Licenciada em Psicologia pela Universidade de Coimbra e Pós-Graduada na área de Psicologia, Psiquiatria e Maus Tratos Infantis pela Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa. Doutorada em Ciências Sociais pela Universidade de Lisboa, em colaboração com o Departamento de Educação e Promoção de Saúde da Universidade de Utah, EUA. Pós-Doutorada em Educação para a Saúde, pela Universidade de Lisboa (em colaboração com Universidade da Carolina do Norte). É detentora de vários títulos de Especialista pela Ordem dos Psicólogos Portugueses. É investigadora integrada do CI&DEI- IPV, colaboradora do ISAMB -Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa.

Cristina Maria Leite Queirós
http://orcid.org/0000-0002-8045-5317
http://www.cienciavitae.pt//7E15-C133-C2C0
Cristina Queirós é Professora Associada na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto. É diretora do Laboratório de Reabilitação Psicossocial da FPCEUP e investigadora do Centro de Psicologia da Universidade do Porto. A sua investigação centra-se na área da psicologia clínica e da saúde, tendo como áreas de interesse os temas do stress, burnout e trauma, sobretudo em profissionais de socorro e de intervenção em situações de crise e catástrofe. Participa em projetos de investigação financiados e é autora de vários capítulos de livros e artigos científicos internacionais e nacionais sobre estas temáticas.

Edite Oliveira
Edite Oliveira é doutorada em Psicologia, na área de especialização de Educação, pelo Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida. É Professora Auxiliar na Universidade Autónoma de Lisboa, no Departamento de Psicologia, e Professora Auxiliar Convidada na UNICAMILLIUS – International University, Roma. Autora de dois livros sobre mentoria e motivação, é também consultora no Ministério da Educação e no Instituto Camões, na área da Mentoria entre Pares, e responsável pelo Departamento de Desenvolvimento Humano da Universidade Nova de Lisboa, nomeadamente pelo apoio psicológico online aos estudantes da Nova School of Business and Economics e pelo Programa de Voluntariado.

Fátima Regina Duarte Gouveia Fernandes Jorge
https://orcid.org/0000-0001-5122-8230
Fátima Regina Jorge é doutorada em Didática, pela Universidade de Aveiro, e atua como Professora Adjunta da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco, desempenhando também cargos de gestão e coordenação nesta instituição. É investigadora colaboradora do CIDTFF e tem orientado várias dissertações de Mestrado na área da Educação Matemática. São também suas áreas de interesse a História da Matemática, os contextos formais e não formais, a educação e formação, a formação de professores, o património e as práticas culturais, registando várias publicações relacionadas com estas temáticas.

Leonor Maria de Lima Torres
https://orcid.org/0000-0003-4316-4462
Leonor Torres é Professora Associada com Agregação, Investigadora e Diretora do CIEd, Departamento de Ciências Sociais da Educação da Universidade do Minho. Socióloga e Doutora em Educação, na área de conhecimento em Organização e Administração Escolar, tem desenvolvido investigação no domínio da sociologia das organizações educativas, privilegiando as problemáticas da cultura organizacional escolar, processos de liderança e excelência escolar. Publicou diversos livros, capítulos de livros e artigos científicos que cruzam os campos da Sociologia da Educação, da Política Educativa e da Administração Educacional. É membro do Observatório de Autoavaliação das Escolas (CIEd, Universidade do Minho) e do Conselho Municipal de Educação do Município de Braga.

Luís Pardal
Luís António Pardal é Professor Associado com Agregação do Departamento de Educação e Psicologia da Universidade de Aveiro e investigador do CIDTFF, onde tem vindo a desenvolver estudos, no âmbito de metodologias de investigação em educação, bem como do currículo escolar e das representações sociais do trabalho docente, contando com várias publicações. É doutorado em Sociologia da Educação.

Manuel Filipe Pereira da Cunha Martins Costa
https://orcid.org/0000-0002-1554-8779 http://www.cienciavitae.pt//5616-6721-F617
Manuel F.M. Costa é doutorado em Física, pela Universidade do Minho, onde atua como Professor Auxiliar no Centro de Física e desenvolve investigação aplicada em metrologia óptica, processamento de imagens, nanoestruturas, filmes finos, instrumentação optométrica e educação em ciências. É Presidente da Rede Ibero-americana de Óptica, RIAO, Presidente da Hands-on Science Network, HSCI, Vice-presidente do Conselho Consultivo Científico da European Optical Society, Representante Regional da Europa no Conselho Internacional de Associações para a Educação em Ciências, ICASE, Presidente da Sociedade Portuguesa de Óptica e Fotónica, SPOF, e membro da European Optical Society. Conta com centenas de publicações e recebeu várias distinções.

Margarida Morais Marques
https://orcid.org/0000-0002-4325-9122
Margarida Marques é investigadora do CIDTFF, Departamento de Educação e Psicologia da Universidade de Aveiro. É membro dos projetos EduPARK, LoCALL e NaLoC e do Laboratório de Conteúdos Digitais – LCD, e leciona unidades curriculares dos Mestrados em Ensino. Desenvolveu o seu percurso académico na Universidade de Aveiro, sendo doutorada em Didática e Formação, mestre em Gestão Curricular e licenciada em Ensino de Biologia e Geologia. Tem publicado vários livros, capítulos de livros e artigos científicos, sendo as suas áreas de interesse a inovação na educação científica, educação apoiada por tecnologia, aprendizagem baseada em jogos, literacia científica e desenvolvimento profissional do professor.

Maria Alfredo Ferreira de Freitas Lopes Moreira
https://orcid.org/0000-0002-0699-1197
https://www.cienciavitae.pt/BF1A-C5B2-94FF
Maria Alfredo Moreira é doutorada em Ciências da Educação, pela Universidade do Minho, onde atua com Professora Auxiliar, Coordenadora-adjunta do Núcleo de Educação para os Direitos Humanos e Investigadora no Centro de Investigação em Educação. Desempenhou o cargo de diretora do Mestrado em Ensino de Inglês e de Espanhol e foi diretora da Revista Portuguesa de Educação. Detém vários artigos, capítulos de livros e livros publicados e orientou diversas dissertações de Mestrado e teses de Doutoramento. As suas áreas de interesse são a formação de professores, a didática das línguas estrangeiras, a educação inclusiva e a diversidade linguística.

Maria Teresa Nunes Marques da Silva Dias
Teresa Nunes Marques é licenciada em Psicologia e Ciências da Educação, pela Universidade de Lisboa, e Doutorada em Psicologia do Desenvolvimento, pela Universidade do Porto, tendo desenvolvido a sua Tese sobre a temática da Intervenção Precoce na Infância, sob a orientação científica do Doutor Joaquim Bairrão, o “pai” da Intervenção Precoce em Portugal.
Desde 2010, desempenha a função de Subcomissária para a Região de Lisboa e Vale do Tejo do Sistema Nacional de Intervenção Precoce na Infância, pelo Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social. É também responsável por estágios académicos e profissionais no âmbito do SNIPI, colaborando com diversas universidades.

Marília Castro Cid
https://orcid.org/0000-0002-6009-0242
Marília Cid é Professora Associada do Departamento de Pedagogia e Educação e Membro Integrado do Centro de Investigação em Educação e Psicologia, da Universidade de Évora. Doutorada em Ciências da Educação, pela mesma universidade, desempenha vários cargos de direção, nomeadamente integrando a Comissão de Curso do Mestrado em Ciências da Educação – Supervisão Pedagógica e do Programa de Doutoramento em Ciências da Educação. Regista várias publicações e participações em projetos de investigação relacionados com as suas áreas de interesse: educação em ciências, formação de professores, qualidade de ensino, avaliação educacional e avaliação pedagógica.

Marta Cristina Lopes Abelha
https://www.cienciavitae.pt/9D1F-94B0-794A
Marta Abelha é doutorada em Didática pela Universidade de Aveiro. Atualmente, é Professora Auxiliar do Departamento de Psicologia e Educação da Universidade Portucalense e Professora Auxiliar Convidada do Departamento de Educação e Ensino à Distância da Universidade Aberta. Investigadora integrada do Grupo “Políticas e Organizações Educativas e Dinâmicas Educacionais” do Centro de Investigação CEIS20, da Universidade de Coimbra, tem como interesses de investigação o desenvolvimento curricular, a formação de professores (culturas e dinâmicas de trabalho docente; lideranças), a avaliação (Institucional e Desempenho Docente) e Metodologias de Aprendizagem Ativas (Project Based Learning), sendo estes os tópicos desenvolvidos nas suas publicações.

Nilza Maria Vilhena Nunes da Costa
https://orcid.org/0000-0002-1707-9697
https://www.scopus.com/authid/detail.uri?authorId=24281177000
https://publons.com/researcher/1964188/nilza-costa/
Nilza Costa é Professora Catedrática Aposentada do Departamento de Educação e Psicologia da Universidade de Aveiro e investigadora do CIDTFF. Os seus principais interesses de investigação são formação de professores (do ensino secundário ao ensino superior), avaliação, qualidade em educação, cooperação internacional, didática e desenvolvimento curricular, didática das ciências e da física. Foi coordenadora do CIDTFF, entre 2012 e 2016, e coordenadora do Laboratório de Supervisão e Avaliação – Lab_SuA – do CIDTFF, de 2015 a 2019. Colaborou em diversos projetos nacionais e internacionais. É autora e coautora de diversas publicações nacionais e internacionais.

Regina Cestari
ID Lattes: 6569293985017211
https://orcid.org/0000-0001-5500-7478
Regina Tereza Cestari Oliveira é Docente (aposentada) da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Docente e Coordenadora do Grupo de Pesquisa Políticas Públicas e Gestão da Educação na Universidade Católica Dom Bosco, Brasil. Possui mestrado e doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas e Pós-doutoramento em Ciências da Educação, pela Universidade do Minho, Portugal. Pesquisadora produtividade CNPq. Desempenhou vários cargos de direção e coordenação na Associação Nacional de Política e Administração da Educação. As suas áreas de interesse são política e gestão educacional, planejamento educacional, educação básica e história da educação.

Sofia Viseu
https://orcid.org/0000-0002-0059-9717
Sofia Viseu é doutorada em Educação, Área de especialidade de Política e Administração Educacional, pelo Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, onde atua como Professora Auxiliar, estando integrada no Grupo de Investigação de Políticas de Educação e Formação. Desenvolve a sua atividade no ensino graduado e pós-graduado em Política e Administração Educacional, coordenando o Mestrado em Organização e Gestão da Educação e Formação. Atualmente, é também presidente do Fórum Português de Administração Educacional. As suas áreas de interesse e publicações incidem sobre regulação e políticas públicas de educação, políticas públicas de ciência e investigação educacional, redes políticas e análise de redes sociais.