Committee

Bruna Batista

Licenciada em Educação Básica e Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino no 1.º Ciclo do Ensino Básico pela Universidade de Aveiro

Doutoranda no Programa Doutoral em Educação e frequenta o ramo de Didática e Desenvolvimento Curricular desenvolvendo o seu trabalho com uma Bolsa de Investigação financiada pela Fundação para a Ciência e Tecnologia. É membro do Laboratório Aberto para a Aprendizagem de Línguas Estrangeiras (LALE) do Centro de Investigação em Didática e Tecnologia na Formação de Formadores e a sua investigação incide sobre as temáticas da educação para a diversidade biocultural e desenvolvimento sustentável nos primeiros anos de escolaridade. A aluna pretende assim contribuir para a sustentabilidade planetária através de abordagens relacionadas com a diversidade linguística, a cultural e biológica, partindo de interações e problemáticas que respondam aos interesses e necessidades das crianças e contexto a nível local e global

Cristina Maria Felizardo Rodrigues

Licenciada em Serviço Social pelo Instituto Superior Miguel Torga- Coimbra e Mestre em Ciências da Educação, pela Universidade de Aveiro – especialidade em Luto por Perda de Fantasia de Afeto;

Doutoranda no Programa Doutoral de Educação, ramo de Diversidade e Educação Especial, da Universidade de Aveiro;

Especializada em Aconselhamento no Luto (Grief Counselling) pela SPEIL – Sociedade Portuguesa de Estudos e Intervenção no Luto;

Empreendedora social: mentora do Cfeliz- Centro Terapêutico para a Felicidade, um centro de intervenção, formação e consultoria em Luto.

Palestrante em ações pedagógicas e formativas sobre a temática de luto: para o público em geral e para profissionais

Adalayne Santos

Mestre em Educação e formada em Pedagogia pela Universidade de Brasília/Brasil.

Carioca, doutoranda no Programa Doutoral em Educação, ramo Diversidade e Educação Especial, pela Universidade de Aveiro/Portugal. Professora, Orientadora Educacional e Atendimento Educacional Especializado da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal/Brasil. Tem como orientadoras as Doutoras Marlene Migueis e Paula Santos no desenvolvimento da tese intitulada “Pedagogia inclusiva e intervenções pedagógicas conducentes a transição de estudantes com dificuldades intelectuais e desenvolvimentais do ensino secundário”. A investigação propõe-se discutir, sob a ótica docente, a transição de estudantes com dificuldades intelectuais e desenvolvimentais (DID) do Ensino Secundário para o Superior.

Andrea Alves Ulhôa

Licenciada em Pedagogia (PUC GO/Brasil) e Mestre em Educação, percurso Formação de Professores e Organização Escolar (UFMT/Brasil); Especialista em Metodologia do Ensino Superior (UFG/Brasil) e em Formação de Professores (PUC GO/Brasil);

Doutoranda em Educação pela Universidade de Aveiro, no percurso Didática e Desenvolvimento Curricular; Atua como docente no ensino superior, em cursos de formação inicial de professores e como coordenadora na Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal/Brasil, no acompanhamento pedagógico às unidades educacionais e na formação contínua de professores da rede pública de ensino.

Francisco Parrança da Silva

Mestre em Educação Pré-escolar e Ensino no 1.º Ciclo do Ensino Básico, pela Universidade de Aveiro desde 2017

Aluno do Programa Doutoral em Educação da Universidade de Aveiro, ramo de Didática e Desenvolvimento Curricular desenvolvendo o seu trabalho com uma Bolsa de Investigação financiada pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT).

É membro do Laboratório Aberto para a Aprendizagem de Línguas Estrangeiras (LALE) do Centro de Investigação em Didática e Tecnologia na Formação de Formadores (CIDTFF), onde desenvolve a sua investigação em Educação para a Cidadania Global. Recentemente, trabalha nas áreas de Educação para a Cidadania Global e Intercompreensão, contando com algumas pesquisas publicadas no âmbito dos domínios mencionados. Objetiva para o futuro continuar a investigar sobre Educação para a Cidadania Global nos primeiros anos de escolaridade. Outros interesses de investigação incluem a educação intercultural, a diversidade linguística e cultural, o currículo ou o desenvolvimento sustentável.

Emilce Pacheco

Brasileira, licenciada em Pedagogia pela Universidade do Estado do Pará/UEPA e Mestre em Gestão Pública para o Desenvolvimento pelo Núcleo de Altos Estudos Amazônicos/ NAEA/Universidade Federal do Pará/UFPA.

Aluna do Programa Doutoral em Educação da Universidade de Aveiro, ramo de Administração e Políticas Educacionais. Atua desde 2006 como pedagoga na Universidade Federal Rural da Amazônia/UFRA, lotada na Pró-Reitoria de Extensão, desenvolvendo atividades de pesquisa e extensão. Atua nas áreas de políticas públicas, formação de profissionais (docentes, discentes, e comunidade em geral – relacionadas aos projetos da Ufra) e com avaliação institucional, programas e projetos da IES.